Prezados Leitores,
Tenho passado por vários projetos globais de integração entre sistemas, entre organizações, entre pessoas e entre culturas, durante os últimos dez anos de minha carreira, dez anos estes passados em Tecnologia da Informação.
E estas "horas de vôo" geraram em mim um olhar ao mesmo tempo contemplativo e de certa forma sereno de como as pessoas e organizações adaptam-se (ou não) às novas realidades de sistemas, de processos, maneiras de trabalhar e amplitude de paisagem de atuação, saindo de gerenciamentos e aplicações locais para compartilhamento global de serviços e de infraestrutura geral.
Uma outra e importante observação pessoal sobre o tema é que, não importa o tamanho ou o direcionamento gerencial de cada organização, mudanças são inevitáveis, mudanças estas pelas quais o mundo dos negócios obriga as empresas a passarem, não obstante por processos dolorosos ou traumáticos de mudança cultural, processual, comportamental e mental, e que muitas vezes ocasionam até mudanças até em seu corpo gerencial.
A natureza de cada negócio é que vai muitas vezes determinar o impacto de cada mudança, ou quão diferente ou específico é cada cliente, ou cada processo de negócio seja adaptado e personalizado por cliente, que deve ser adequado a uma esfera mais global, porém sem perder as características de exclusividade que muitos clientes, para não dizer todos, preferem e valoram como essencial à manutenção das boas relações comerciais.
A Comunicação e seus desdobramentos dentro do Gerenciamento de Mudanças é o um dos principais canais através do qual as mudanças tornam-se menos traumáticas, e o entendimento, aceitação e adaptação a cada novidade podem ser melhor aceitos, desde o presidente da empresa até o usuário de chão de fábrica.
Muitas vezes medidas como uma simples visita aos departamentos, acrescida de comunicados escritos e impressos, provaram ser muito eficazes a curto e médio prazos, e os demais meios de comunicação e interação, tais como banners, e-mails (teasers, electronic banners, Comunicados, etc.), assim como reuniões presenciais para informação e sessões de perguntas e respostas, provaram também sua efetividade no aumento da aceitação por parte dos usuários finais e corpo gerencial das empresas.
Porém, mais importante do que qualquer preparação de "ambiência" local, faz-se extremamente necessário que a alta hierarquia local da empresa tenha um bom gerenciamento de comunicação e afinamento de expectativas junto à Matriz (muitas vezes internacional e externa), deixando todos no mesmo nível de informações, possibilidades e diretivas estratégicas da corporação, tornando os "headquarters" e os "regionais" afinados e bem entrosados quanto ao patrocínio dos projetos globais junto ao corpo de operações e gerenciamento local, evitando assim inúmeros conflitos e "barulhos" de projeto que podem simplesmente ruir com toda a estratégia central da empresa para implementações ou rollouts, e fazer de um projeto específico uma imensa fonte de frustrações para os ambos os lados (equipe global e equipe regional), e criar já de início uma atmosfera não favorável a uma nova plataforma global, a um novo Service Desk Global ou mesmo até a um novo ERP Global.
Acredito que a Comunicação e o alinhamento Estratégico sejam duas das mais importantes chaves para o bom desempenho e a boa implementação ou transição internacional de sistemas ou de serviços de Tecnologia da Informação.
Obrigado e uma boa semana a todos !!!
Rodrigo Montagner
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