Why BlueOcean Entrepeneurship....

Welcome to my fresh start blog versing about what is like to be in global jobs, global companies, global projects, global mindnesses and everyday becoming more and more integrated and how to deal with cultural and regional differences in a smooth manner.I have called this blog Blue Ocean Entrepeneurship because I believe every global executive has an underpinning mask of an entrepeneurship from the inside. And of course the powerfull image of a big blue ocean ahead of us means the infinity of possibilities and richness in this path to our professional and personal achievements.



Welcome all!!!!





Rodrigo Montagner








Tuesday, June 22, 2010

Projetos Globais e Organizações Locais - Gerenciamento de Mudanças

Prezados Leitores,



Tenho passado por vários projetos globais de integração entre sistemas, entre organizações, entre pessoas e entre culturas, durante os últimos dez anos de minha carreira, dez anos estes passados em Tecnologia da Informação.

E estas "horas de vôo" geraram em mim um olhar ao mesmo tempo contemplativo e de certa forma sereno de como as pessoas e organizações adaptam-se (ou não) às novas realidades de sistemas, de processos, maneiras de trabalhar e amplitude de paisagem de atuação, saindo de gerenciamentos e aplicações locais para compartilhamento global de serviços e de infraestrutura geral.

Uma outra e importante observação pessoal sobre o tema é que, não importa o tamanho ou o direcionamento gerencial de cada organização, mudanças são inevitáveis, mudanças estas pelas quais o mundo dos negócios obriga as empresas a passarem, não obstante por processos dolorosos ou traumáticos de mudança cultural, processual, comportamental e mental, e que muitas vezes ocasionam até mudanças até em seu corpo gerencial.

A natureza de cada negócio é que vai muitas vezes determinar o impacto de cada mudança, ou quão diferente ou específico é cada cliente, ou cada processo de negócio seja adaptado e personalizado por cliente, que deve ser adequado a uma esfera mais global, porém sem perder as características de exclusividade que muitos clientes, para não dizer todos, preferem e valoram como essencial à manutenção das boas relações comerciais.

A Comunicação e seus desdobramentos dentro do Gerenciamento de Mudanças é o um dos principais canais através do qual as mudanças tornam-se menos traumáticas, e o entendimento, aceitação e adaptação a cada novidade podem ser melhor aceitos, desde o presidente da empresa até o usuário de chão de fábrica.

Muitas vezes medidas como uma simples visita aos departamentos, acrescida de comunicados escritos e impressos, provaram ser muito eficazes a curto e médio prazos, e os demais meios de comunicação e interação, tais como banners, e-mails (teasers, electronic banners, Comunicados, etc.), assim como reuniões presenciais para informação e sessões de perguntas e respostas, provaram também sua efetividade no aumento da aceitação por parte dos usuários finais e corpo gerencial das empresas.

Porém, mais importante do que qualquer preparação de "ambiência" local, faz-se extremamente necessário que a alta hierarquia local da empresa tenha um bom gerenciamento de comunicação e afinamento de expectativas junto à Matriz (muitas vezes internacional e externa), deixando todos no mesmo nível de informações, possibilidades e diretivas estratégicas da corporação, tornando os "headquarters" e os "regionais" afinados e bem entrosados quanto ao patrocínio dos projetos globais junto ao corpo de operações e gerenciamento local, evitando assim inúmeros conflitos e "barulhos" de projeto que podem simplesmente ruir com toda a estratégia central da empresa para implementações ou rollouts, e fazer de um projeto específico uma imensa fonte de frustrações para os ambos os lados (equipe global e equipe regional), e criar já de início uma atmosfera não favorável a uma nova plataforma global, a um novo Service Desk Global ou mesmo até a um novo ERP Global.

Acredito que a Comunicação e o alinhamento Estratégico sejam duas das mais importantes chaves para o bom desempenho e a boa implementação ou transição internacional de sistemas ou de serviços de Tecnologia da Informação.

Obrigado e uma boa semana a todos !!!


Rodrigo Montagner

No comments:

Post a Comment